Como converter powerpoint para DVD e dar uma aula dinâmica

Apresentações de powerpoint podem ser muito úteis na escola mas como eu trabalho com DVD em sala de aula, fiquei muitos meses procurando uma forma de converter as apresentações para o formato DVD. Quem já procurou esse tipo de informação já deve saber que há vários programas que se propõem a fazer isso, mas alguns são caros, outros são de graça mas demoram muito, são complicados de operar… Mas minha busca não parou até que um dia, conversando com um colega, ele me disse que havia uma possibilidade que já lhe haviam falado a respeito mas que ele ainda não havia tentado, e como eu gosto muito de mexer com computadores e programas, quem sabe eu não gostaria de experimentar? E me descreveu mais ou menos como fazer. Foi um achado e a partir daí comecei a usar minhas apresentações de powerpoint nos projetos escolares, usando-os no DVD.

Vou descrever aqui como fazer e você vai ver que não tem complicação nenhuma, nem é necessário ter qualquer programa especial, o único programa que você terá que usar será um para gravar o seu DVD quando tiver o seu produto final.

Primeira etapa – criando sua exibição de powerpoint

Nessa primeira fase, crie sua exibição normalmente, apenas não configure tempo de intervalo nem modo de abertura dos quadros porque isso será perdido na configuração final. Faça apenas os quadros como um powerpoint normal.

Salvando seu arquivo

Na hora de salvar é que está o “x” da questão. Clique em “salvar como” e salve no formato de foto (JPEG ou GIF). O formato JPEG fica melhor no DVD, portanto é o mais aconselhado. Quando você clicar em “salvar”, será criada uma pasta com o nome de sua exibição e dentro dela você encontrará vários arquivos de fotos: cada foto é um dos quadros de sua exibição.

Renomeando as fotos

As fotos estão numeradas mas dependendo do programa que você usar para gravá-las (Nero, por exemplo), elas serão embaralhadas. Então o melhor é renomeá-las. Eu uso A, B, C, etc.

Gravando seu DVD

Você vai gravar todo o conteúdo da pasta com o nome do seu arquivo em DVD, usando seu programa para gravar DVD favorito. No meu caso, usei o Nero  (link do Nero 9 – versão grátis para testar). Você pode também usar um programa específico para criar DVD’s de fotos, aí nem será necessário renomeá-las porque você é quem irá adicionando-as com o programa na hora de criar seu DVD. Nesse caso será possível criar as aberturas para os quadros e configurar o tempo de apresentação de cada um, só não vai dar para fazer as frases entrarem ou piscarem, etc. Seu quadro será apenas uma foto estática, mas você poderá mostrar todo o texto, fotos ou gráficos que quiser em sala de aula usando um DVD.

Caso queira trocar idéias ou postar dúvidas quanto ao usao de powerpoint na escola, visite a comunidade Orkut – Usando powerpoint na escola

Leia também: Cenas de filmes em sala de aula

10 Respostas

  1. Cara Zailda
    Estou procurando uma forma “fácil” de usar PPT em DVD. Tentei a sua idéia mas não há no Power Point 2007 a opção de salvar em JPEG ou GIF.
    Você tem alguma idéia como solucionar?

    Abraços e parabéns

    Pedro

    1. Olá, Pedro!
      Publiquei hoje um artigo com um tutorial com fotos sobre a forma “fácil” de fazer a conversão para DVD, ok? Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato por email (disponível na aba do blog) ou poste outro comentário. Um abraço!

  2. [...] Publiquei o artigo ‘Como converter powerpoint para DVD e dar uma aula dinâmica” mas algumas pessoas estão tendo dificuldades para colocar em prática, então aqui vai um [...]

  3. Achei bastante interessante, irei tentar.

    1. Olá
      Pode tentar que funciona!
      Zailda Coirano

  4. Cara Zilda , consegui converter o powerpoint mas só qe o arquivo está saindo sem áudio ? pode me ajudar ?
    oq eu faço ?

    abraços !

    1. Oi Como eu disse, dessa forma vc converte tudo para arquivo de fotos e perde todos os sons. Para reproduzir sons e efeitos de transi/ vc precisa baixar um programa pago. Zailda Coirano

      1. Cara amiga Zilda. Haveria a possibilidade de informar qual seria este “programa pago” que reproduz os efeitos de transição? Fico no aguardo da resposta. Grato.

        1. Olá Rodrigo!
          Até pouco tempo eu o tinha em meu computador, mas acabei desinstalando porque estava “pesando” e eu precisava instalar outros programas que são mais importantes em meu trabalho, acho que é o DVD Shrink, não me lembro bem. Mas como já foi postado aqui, o Movie Maker não é pago, existe em qualquer computador e faz o mesmo trabalho.
          Um abraço
          Zailda Coirano

  5. [...] Como converter PowerPoint para DVD e dar uma aula dinâmica [...]

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 137 outros seguidores

