Jogos e brincadeiras com matemática para crianças

As noções matemáticas podem ser complicadas para as crianças e não adianta estudar se não entenderam. Quando a criança entende os conceitos e aprende a lidar com os números obtém um resultado muito superior. Para ajudá-las a compreender os conceitos matemáticos existem muitas brincadeiras e jogos que fazem com que elas aprendam brincando.

É interessante a cada novo conceito introduzido apresentar também um jogo ou brincadeira até que se familiarizem com ele, para então introduzir o próximo. Não adianta ter pressa ou você terá vários alunos de recuperação no final do bimestre.

Quanto mais seguros eles se sentem com a adição, por exemplo, mais rápido entenderão a subtração. Usar conceitos já bem assimilados para construir o aprendizados de novos tópicos constrói o aprendizado do aluno pouco a pouco e de forma sólida.

Durante essa semana publicarei no blog Coelho da Cartola algumas atividades com matemática para crianças, inicialmente trabalhando os conceitos de adição e subtração, depois de multiplicação, divisão e assim por diante. A primeira postagem é o “Jogo com palitos – matemática para crianças“.

Caso você tenha alguma sugestão de jogo ou brincadeira com matemática pode enviar que eu darei o crédito a quem me mandou, ok? Também podem pedir brincadeiras para trabalhar tópicos específicos.

Leia também: Quer mais jogos e dinâmicas para usar em classe?

18 Respostas

  1. [...] também: Jogos e brincadeiras com matemática para crianças Tags: brincadeiras, Dinâmica, dinâmicas, educação, ensino, Escola, jogos, Primeira Aula, [...]

  2. eii
    eu quero um jogo de matemática q insiner a faze..
    boto logo

  3. sabe eu adoro matemática é a minha matéria preferida eu amo mesmo muitooooooooooooooooooooooooooooo não sei porque eu amoooo tanto a matemática sabe eu tenho um grupinho se chama ABC[AMARA,BRENDA,CLARA EU] que dica de jogo voce pode me dar estou eserando a resposta em!

    1. Olá
      No blog Coelho da Cartola (http://coelhodacartola.blogspot.com) você vai
      encontrar várias dinâmicas, algumas inclusive voltadas para a prática da
      matemática.
      Um abraço
      Zailda Coirano

      1. eu vi voce no djalma e voce estava com um menininho

  4. cleide helena buchmann

    Oi..Sou professora de uma turma de 3º ano e estou a procura de uma mensagem para colocar no parecer (boletim),dando boas vindas,destacando a importancia do estudo.por favor,me ajudem. Aguardo resposta.Obrigada.

  5. Oi…

    Eu sei uma brincadeira de matematica muito legal…

    vc escolhe qualquer numero,soma 7,multiplica por 2,subtrai 4,divide por 2,e subtrai o numero que vc escolheu! com qualquer numero que vc escolher, o resultado sera sempre 5!!!!!!!!!

    Diga que vc pode adivinhar as coisas, e faca este truque com outras pessoas

  6. Oi queridos, preciso fazer uma feira de matemática, semana que vem, mais o que eu faço? Alguém pode me ajudar??

    Desde já: Obrigada

  7. eu nao achei nada que me ajudase pode min ajudar

  8. Oi………..

    Sei outra brincadeira q parece com a do Joao Rafael..
    E assim!!
    pensa em um numero, multiplica por 2, pede pra acrescentar um numero par, nao sei se impar da esqueci, depois vc pede pra dividi por 2, menos o numero q vc pensou primeiro!! o resultado e a metade do numero q vc mandou acrescentar!! fassa isso com os amigos(A) e divirta-se

    Dica:fassa como se fosse magica

  9. 1.se de alguns reais para paula ela ficara com 60 reais. qual o dinheiro que ela tinha?

  10. JACIANE ARCIHORN DE SOUSA

    EU GOSTERIA DE PARTICIPAR DO BLOG POIS MORO NUMA REGIÃO DO INTERIOR E QUASE NÃO TEMOS ACESSO A ATIVIDADES DIFERENCIADAS COM MUITA LUDICIDADES JOGOS E INTERAÇÃO

    1. Jaciane, o link para o blog e a rede na barra lateral, basta clicar e pedir para participar. Zailda Coirano

  11. a minha materia preferida e matemática

  12. eu so queria brincadeiras nao palavras chatas desgracada

    1. Patricia, que tal ir a um jardim de infncia ento? Zailda Coirano

  13. Estou pela primeira vez lecionando para jardim ll,a idade deles é 5 anos .Qual dinamica poderei fazer no primeiro dia de aula? Obrigada

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 136 outros seguidores

