Primeira semana de aula

Na primeira semana de aula tudo é festa e alegria, os alunos animados porque estão revendo os colegas, todos de material novo. É muita novidade, sala nova, colegas novos, professores novos. Esse entusiasmo inicial faz os alunos falantes e fica difícil fazê-los prestar atenção à matéria. O que fazer para canalizar tanta energia?

Baixando a adrenalina

Essa excitação inicial pode atrapalhar a sua aula mas também pode ser canalizada para o aprendizado. Crie jogos nos quais seus alunos vão ‘descobrindo’ a matéria antes de você ensinar. Por exemplo, se você vai falar sobre a realidade econômica, uma versão reduzida do jogo banco pode ser uma boa idéia. Ou se vai explicar a crise no Oriente Médio, que tal iniciar com o jogo War, com torcida e tudo?

Saindo da sala de aula

Não sei quanto aos outros professores, mas se eu falar antes com a diretora de minha escola, existe a possibilidade de transferir a aula para outra parte da escola. Que tal uma aula no meio das árvores, se você é professor de biologia? Ou se é professor de música? Que tal levá-los para o pátio e fazer um jogo diferente, tipo ‘estátua’? Enquanto você explica um evento histórico, os alunos escolhidos como ‘estátua’, cada um representando seu personagem, têm que fazer os gestos correspondentes ao que você vai explicando. E os alunos julgam a performance deles.

Perguntas com bola

Explique e depois faça perguntas, leve uma bola e jogue-a para quem vai responder. Faça a próxima pergunta e quem respondeu joga a bola para quem vai respondê-la e assim os alunor irão escolhendo quem vai responder a próxima pergunta. Funciona melhor com as carteiras em círculo.

Brincando de professor

Dê uma visão geral da matéria e explique superficialmente, depois volte explicando parte a parte, e quando você jogar a bola para um aluno, ele tem que levantar-se e continuar a explicação. Os colegas dão nota para a explicação e corrigem o que não está correto.

A estrutura professor (na frente da sala) e aluno (sentado e passivo) pode ser invertida nessa semana para explorar a vitalidade deles, aproveitando-a para que participem ativamente do aprendizado.

Leia também: Sua apresentação no primeiro dia de aula

About these ads

2 Respostas

  1. que legal adorei.também gosto muito da brincadeira caça ao tesouro.

  2. josefina angela araujo

    gostaria de uma orientação como trabahar sobre historia nos primeiros dias de aula ensino fundamental 5ª a 8.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 136 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: