Dinâmicas – objetivos

Antes de decidir-se por usar essa ou aquela dinâmica em sala de aula é necessário definir os objetivos que você deseja atingir para que possa depois avaliar se obteve êxito ou não, o que poderia ser mudado ou o que não funcionou da forma esperada.

Eu uso basicamente quatro tipos de dinâmica em sala de aula. 1) as dinâmicas para atingir um determinado estado de espírito nos membros do grupo, ou 2) para promover uma maior interação entre eles, ou então 3) para redefinir os papéis dos membros dentro do grupo.

Também é possível utilizar 4) uma dinâmica para transmitir de forma objetiva algumas idéias que se queira transmitir aos elementos do grupo.

As dinãmicas usadas para atingir um determinado estado de espírito nos membros do grupo são aquelas que aplicamos quando iniciamos um ano letivo, por exemplo, e queremos que se envolvam positivamente com a matéria que vão aprender. Podem ser dinâmicas que despertem a curiosidade ou que os predisponham ao aprendizado. No final do semestre, ou de uma semana particularmente cansativa, uma dinâmica para relaxar ou para divertir os alunos, ou mesmo para fazê-los sair da cadeira e movimentarem-se pode ser muito útil. Ter alunos apáticos e praticamente dormindo em cima das cadeiras não é agradável para nenhum professor e em vez de elevar a voz ou tentar fazer a matéria parecer atraente é sempre agradável ter um ‘áz na manga’, ou seja, ter sempre alguma dinâmica preparada, que em alguns minutos elevará o ânimo dos alunos, fazendo-os voltarem-se com disposição redobrada para os estudos.

As dinâmicas que promovem a interação dos elementos do grupo normalmente são usadas no primeiro dia de aula ou após as férias de julho e são muito eficientes porque fazem com que os alunos interajam entre si, conheçam-se melhor e dá oportunidade ao professor para observá-los e aprender sobre eles, como respondem aos estímulos do grupo, que tipo de papel assumem, e é também possível para o mestre mais atento traçar um perfil do aluno, uma vez que diferentemente do que ocorre durante a aula, todos os alunos querem participar de uma dinâmica e assim temos a oportunidade de compreender que tipo de aluno temos em mãos e estabelecer a melhor forma de aproximação.

as dinâmicas para redefinir papéis dentro do grupo são aquelas em que os alunos que normalmente ficam à parte do que ocorre durante a aula precisam tomar a dianteira e em alguns momentos exercerem o papel de líder. Essas dinâmicas eu normalmente aplico na semana anterior à prova bimestral porque fortalecem a auto-estima dos alunos ao descobrirem que mesmo sendo normalmente guiados pelos outros podem também guiar. Aluno com auto-estima em baixa costuma aprender pouco, é apático dentro da sala e raramente participa das atividades propostas. Esse tipo de dinâmica costuma elevar o moral desses alunos e assim obtém-se um grupo coeso e participativo para fazer uma preparação eficiente para a avaliação bimestral.

As dinâmicas usadas para transmitir idéias podem e devem ser aplicadas sempre que a ocasião mostrar-se propícia. Se eu tenho uma classe onde percebo que o trabalho em grupo é pobre porque a maioria dos elementos não participa e se ‘encosta’ nos outros, promovo a ‘dinâmica das bexigas’, (vide blog Coelho da Cartola)  e ao final da dinâmica eles acabam concluindo que à medida em que os elementos do grupo foram saindo o jogo foi ficando mais difícil e que portanto, o trabalho individual faz muita diferença.

Se alguns alunos começam a chegar atrasados ou a entregar as atividades depois do prazo, aplico uma dinâmica ao final da qual eles mesmos concluem que os atrasos prejudicam a todos.

Quando se aplica esse tipo de dinâmica é necessário dar voz aos alunos para que eles digam o que sentiram durante o jogo e quais as suas conclusões. Esse tipo de dinâmica também fortalece a auto-crítica, tantas vezes nula e tão necessária quando se trabalha com um grupo.

Leia também: Dinâmicas e outros recursos em sala de aula

About these ads

3 Respostas

  1. […] também: Dinâmicas – objetivos Tags: dinamica de grupo, dinâmicas, […]

  2. […] Dinâmicas – objetivos Tags: aula, Classe, Dinâmica, dinâmicas, Escola, jogos, Primeira Aula, primeiro dia de aula, sala de aula […]

  3. Hi, cool site, good writing ;)

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 137 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: