Jogos e dinâmicas em sala

Há algum tempo venho criando novas dinâmicas e jogos para usar com os alunos, bem como adaptando antigas brincadeiras para alcançar certos objetivos. Quando se usa esse tipo de recurso é necessário ficar atento à resposta da classe. Alguns jogos funcionam muito bem com algumas classes e com outras não. Outros são ótimos para determinados objetivos mas mostram-se pouco eficientes quando se planeja conseguir um resultado em outra área.

À medida que vou usando os jogos e brincadeiras vou catalogando-os e explicando como são aplicados no site Coelho da Cartola. As explicações sobre o jogo são mera sugestão, quem quiser adaptar ou modificar seu uso pode (e deve) fazê-lo, não se esquecendo de dar um feed-back depois para acrescentar ao blog e assim orientar outros educadores que também queiram usar esses recursos em sala de aula.

Além dos jogos e brincadeiras costumo usar dinâmicas, sobretudo no início das aulas ou com alunos principiantes, como forma de conhecê-los melhor e promover uma integração melhor da classe. Grupos que se integram e se relacionam bem costumam ter um desempenho superior ao de grupos que não se entrosam muito bem. Promover sua interação desde o primeiro dia de aula é uma forma de tornar o ambiente agradável e propício ao aprendizado.

Estou devendo alguns jogos e brincadeiras encomendados mas estou sem tempo porque as provas se aproximam e estou em fase de preparação dos alunos para enfrentá-las, mas em 3 semanas estarei de férias e pretendo postar tudo e mais um pouco.

Algumas ainda estão no papel, em fase de projeto, mas mesmo essas vou postar e deixar em aberto para que os leitores possam também contribuir dando idéias e sugestões.

Como dou aula de inglês e espanhol esses jogos são mais voltados para trabalhar esse tipo de aprendizado, mas com algumas adaptações eles poderão facilmente ser usados em outras áreas. Quando não, pelo menos podem servir de inspiração para que você crie os seus próprios jogos.

Quando comentar, não se esqueça de colocar um email válido para criar um meio de comunicação e interação e caso se interesse, você pode inscrever-se para receber as atualizações das postagens e comentários do blog mesmo quando não esteja conectado à internet.

E não se esqueça, o blog está aberto a todas as idéias novas, portanto deixe lá as suas!

(Zailda Coirano)

About these ads

4 Respostas

  1. […] também: Jogos e dinãmicas em sala Tags: dinamica de grupo, […]

  2. […] também: Jogos e dinâmicas em sala Tags: Atividade extra, atividades, Classe, dinamica de grupo, Dinâmica, dinâmicas, educação, […]

  3. Olá, gostaria de dinamicas ou brincadeiras para sala de aula.
    Sou professora de Artes de 6º ao 9º ano.

    Se puder me ajudar lhe agradeço.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 137 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: