Soletrando

A TV nos dá idéias muito boas para jogos com os alunos. Essa é uma delas, logo após ensinar o alfabeto em inglês. Levo para a sala em torno de 40 ou 50 palavras longas e que já tenham aprendido anteriormente, tomando o cuidado de incluir todas as letras do alfabeto (palavras que contenham x, y, h, etc) escritas em pedaços grandes de cartolina e com letras em um tamanho que consigam ler de onde estiverem.

Vou escolhendo os alunos e mostrando as palavras, que eles têm que soletrar corretamente. As palavras que são soletradas corretamente vou retirando e as que não conseguem soletrar direito vou colocando no final do montinho para mostrar de novo no final. Vou mostrando as palavras uma a uma e escolhendo os alunos até que acabem todas as palavras, ou seja, que todas tenham sido soletradas corretamente por alguém. A cada acerto, o aluno ganha um ponto (que você pode marcar dando-lhes feijões, por exemplo),

Terminada essa rodada, vem a “prova de fogo”. Ponho um aluno na frente da sala, de costas, e peço a outro que soletre uma palavra, e o que está de costas tem que dizer o que ele está soletrando. Se o que está de costas acertar, os dois ganham um ponto, caso contrário chamo outros 2 alunos e troco a palavra.

Ao final, quem tem mais pontos (ou feijões) ganha um prêmio. Você pode também, em vez de dar feijões dar balas, uma a cada acerto. Ganha mais balas quem acertar mais.

Normalmente depois desse jogo todos ficam com o alfabeto na ponta da língua. E você pode pedir a eles que estudem o alfabeto para fazer a brincadeira de novo, com outras palavras, quando tiver um tempo sobrando ao final de alguma aula. Isso incentivará até aqueles que não conseguiram pontos a aprender.

Quer mais jogos? Clique aqui.

(zailda coirano)

About these ads

3 Respostas

  1. oi to so dando uma bizoiada

  2. oiiiiiiiiiiiiii

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 136 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: