Interpretação de texto

Cada vez torna-se mais usada a interpretação de textos em testes importantes, como vestibular, concursos públicos e provas de proficiência. Eles costumam ser o “bicho-papão” que apavora os alunos, mas não deveria ser assim, já que provavelmente são a única parte do teste que já traz suas próprias respostas, bastando que o aluno as encontre.

Antes de interpretar um texto o aluno deve entender que tipo de análise está sendo proposto. Basicamente existem dois tipos de análise:

Subjetiva

Nesse tipo de análise pede-se que o aluno responda o que ele pensou, sua opinião e deduções sobre o texto. A margem de acerto é mais elástica, sendo permitida uma variação maior nas respostas, mas por ser também mais difícil de corrigir devido à sua subjetividade é pouco freqüente o encontrarmos em provas importantes, como vestibular ou concursos públicos. Costuma ser mais empregado no primeiro ou segundo graus, quando a meta a ser atingida é que o aluno aprenda a escrever e ordenar idéias, ou aprender figuras de linguagem e emprego de vocabulário mais rico.

Nesse tipo de análise existem questões como:

Quando o autor diz “sentado à beira do caminho”, o que você acha que ele quis dizer?

Como se vê, é pedida uma conclusão ou opinião do aluno, o que é comum nesse tipo de análise. Esse tipo de análise pode ser apresentado como múltipla escolha ou dissertativo.

Objetiva

Esse é o tipo de análise mais usado hoje em provas oficiais, pede-se que seja citado exatamente o que constava do texto, explícita ou implicitamente.

Exemplo:

No texto consta: “Maria costumava chegar atrasada no início da semana.”

Questão: Qual era o problema de Maria?

Nesse caso a resposta pode estar explícita se a alternativa correta for “chegar atrasada no início da semana” ou implícita se for “chegar atrasada às segundas”. Apesar de a segunda hipótese (chegar atrasada às segundas) não estar literalmente contida no texto, ela está implícita, uma vez que segunda-feira é o início da semana.

Tome cuidado nesse tipo de análise para citar exatamente o que está no texto. Muitas alternativas são semelhantes, mas escolha sempre aquela que mais se aproxima ao texto em significado. Na análise objetiva de um texto científico sobre assunto específico, cite apenas o que está no texto.

Análises sobre assuntos muito debatidos e atuais costumam prejudicar o aluno porque muitas vezes há alternativas com elementos que não estão no texto mas são informações que o aluno já tinha anteriormente sobre o assunto.

Tome também cuidado porque não se pedem respostas “morais”, ou seja, não se leva em conta a sua opinião, e sim o que o autor escreveu. Se o texto é sobre o aborto e lá constar que “o aborto é a melhor solução quando a mãe é de uma família de baixa renda” é isso que você deve colocar como resposta na questão:

“Segundo o autor, qual a melhor solução para grávidas de famílias de baixa renda?”

Não importa o que você acha, o que importa é apenas interpretar o texto, portanto se você é contra o aborto, nada de marcar outra resposta que não seja “o aborto“.

Erros comuns na interpretação objetiva

Os alunos pecam essencialmente por:

1- Excesso – algumas alternativas vão além do que está no texto, induzindo o aluno desatento ao erro.

No texto: “Maria estava muito triste.”

Resposta incorreta: Maria estava muito triste e chorou.

Note que no texto não se disse que ela chorou. O fato de o início da frase ser semelhante à frase do texto induz o aluno ao erro, pois ele lê apenas o começo da frase, não percebendo que o final “e chorou” é uma informação não contida no texto.

2- Falta de elementos importantes – o aluno assinala uma resposta incompleta em relação ao que está sendo pedido.

No texto: “Maria costumava chegar atrasada ao trabalho às segundas”

Resposta incorreta: “Maria costumava se atrasar às segundas.”

Antes de assinalar essa resposta, veja se não há outra especificando que ela chegava atrasada ao trabalho, pois o texto não sugere que ela chegue atrasada a outros lugares, apenas ao trabalho.

3- Semelhança – por conter muitas palavras semelhantes ao texto o aluno assinala respostas cujo sentido é um pouco ou totalmente divergente do que está escrito.

No texto: “Maria às vezes chegava atrasada ao trabalho.”

Resposta incorreta: “Maria sempre chegava atrasada ao trabalho.”

Nesse tipo de questão costuma haver uma alternativa, que mesmo não contendo exatamente as mesmas palavras do texto, é semelhante em seu sentido. A resposta correta poderia ser, por exemplo: “Maria nem sempre chegava ao trabalho no horário.”

Se dizemos que Maria chegava atrasada às vezes e se dizemos que ela nem sempre chegava no horário, o significado é basicamente o mesmo.

Conclusão

Da próxima vez em que for analisar um texto, lembre-se de não incorrer nesses erros e preste muita atenção ao que está sendo pedido, pois algumas questões costumam ser fatais se você não ler o enunciado. São comuns enunciados como abaixo:

  • Assinale o que não foi citado no texto.
  • Segundo o texto, o que é falso.

Veja que nesse tipo de questão você terá que encontrar exatamente o contrário do que está no texto.

Espero ter ajudado, preste muita atenção e lembre-se disso quando estiver analisando um texto.

Se você precisa de material de apoio para uma prova ou teste, dê uma olhada na postagem:

Interpretação de textos – Material didático

(zailda coirano)

50 Respostas

  1. Muiito facíl aprender a interpretação de texto ..

    Uma atividade muito legal !!

    bjOs

  2. Interpretação é um exercício bom que requer muita atenção nos enunciados e conhecimento do vocabulário.
    Parece fácil, mas não é. Prova disso é a não aprovação em concursos por parte de muitos.
    Gostei bastante das orientações contidas no site.
    Obrigada.

    Zailda responde:
    Você tem toda razão, para interpretar um texto é necessário ter vocabulário, mas isso não é o suficiente, e por isso estou passando alguns “macetes” aqui no site, para ajudar a quem tem vocabulário e até entende o texto mas acaba dando as respostas erradas.
    Obrigada pelo comentário e apareça sempre!

  3. Ola posso falar que voce me ajudou muito

    obrigada pelas dicar

    ass:nathalia

    Zailda responde:
    Sou eu que agradeço, Nathalia. É muito bom saber que o que estou fazendo ajudou alguém. Apareça sempre e espero que encontre sempre o que procura por aqui.
    Bjoooooo

  4. ademir Itaim paulista sp

    Gostaria de parabeniza-la pelas dicas importante,estou prestes a realizer um concurso para o Instituto de pesquisas técnologicas e tenho certeza que não vai ser difícil,obrigado!

    Zailda responde:
    Fico contente por tê-la ajudado, apareça sempre!

  5. Francisco Manuel da Silva

    Olá, tudo bem? Sou estudante de Língua Portuguesa e no momento estou precisando de bibliografias sobre interpretação de texto.
    Agardo resposta.
    Francisco M Silva

    Zailda responde:
    Vou enviar por e-mail, ok?

  6. Tive uma visão mais ampla de interpretação de texto.

    Que continue com esse otimo trabalho.

    Zailda responde:
    Obrigada pela visita e pelo comentário e volte sempre!

  7. Boa Noite.
    Tenho uma filha que está cursando a 5ª Série do Ensino Fundamental. Gostaria, se possível, que você me indicasse um site onde eu pudesse encontrar textos com a sua interpretação, já que é a maior dificuldade de minha filha na escola.
    Tenho procurado, mas, infelizmente, não encontrei.
    Hoje em dia, TUDO, na escola se baseia em interpretar textos, e, por incrível que pareça, EM TODAS AS MATÉRIAS.
    Desde já agradeço,
    Maria Fátima

    Zailda responde:
    Tomei a liberdade de anotar seu email e vou enviar-lhe o que estou postando a respeito do assunto, creio que poderá ajudar.
    Obrigada pela visita!

  8. maria sueli souza f.wascon.

    zailda, preciso de ajuda meu filho está na 8ª série e não sabe interpretar textos, me dê algumas dicas por favor.um abraço

    Zailda responde:
    Cada caso é um caso, mas em linhas gerais para interpretar bem textos a criança precisa acostumar-se a ler. E pode começar com gibis, compre alguns de que ele goste (super-heróis, Mônica, etc) e sempre que ele terminar peça a ele que lhe conte como eram as histórias, assim como quem não quer nada.
    Quando perceber que ele já consegue fazer isso bem, comece a comprar livros adequados para a idade dele (numa boa livraria saberão indicar).
    Caso ele não consiga interpretar nem as histórias dos gibis seria aconselhável contratar uma professora particular, ou algum curso extra-curricular onde conseguisse desenvolver essa capacidade.

  9. gostei muito da sua explicação, agora entendi,você não imagina o quanto era dificil entrar na minha cabeça.

    muito obrigada pela luz !

    um abraço!

    Zailda responde:
    Algumas coisas são simples mas é necessário analisar passo a passo para perceber isso. Nada é tão complicado que não possa ser entendido perfeitamente após uma explicação. Boa sorte!

  10. [...] texto e acho que poderia ser útil para quem precisa aprender como interpretar. Consulte a postagem Interpretação de textos no blog Questão de [...]

  11. [...] Artigos relacionados: Leia também “Interpretação de Textos – Questão de Classe“ [...]

  12. Muito obrigado ,
    Não era muito bom em interpretar textos mas agora com a sua ajuda vou poder ir melhor nas minhas provas…
    Obrigado mesmo

    Paulo.

  13. Fico contente por ter ajudado. Espero que daqui em diante você não ache que interpretar textos é um bicho-de-sete-cabeças.
    Obrigada pela visita e apareça sempre!

  14. oi zilda tudo bem tenho17anos eu não sei muito a interpretação texto preciso muito de sua ajuda por favor agradeço fika com Deus que ele te abençoe?

  15. Carlos, acabei de publicar um texto recomendando um livro muito bom para quem vai fazer prova ou teste e precisa aprender em pouco tempo. Esse livro tem textos, dicas, tudo com gabarito. Dê uma checada na postagem:

    http://aprendafacil.wordpress.com/2008/11/25/interpretacao-de-textos-material-didatico/

    Obrigada pela visita e apareça sempre!

  16. Olá Zailda estou tendo problemas com a interpretação e a minha prova trimestral é amanhã 28/11 se você puder me dar umas dicas eu agradeciria muito, pois sou facinada pela leitura e queria muito entender melhor a interpretação de texto!
    muito Obrigada beijos

  17. Amiga,parabéns pelo site!
    Nota 10!
    Tópicos maravilhosos para alunos e também professores.
    Mais uma vez,parabéns!

  18. Sonia, você como sempre muito gentil. Esse site foi criado para discutir problemas e técnicas em sala de aula. Contém também alguma informação para alunos e espero que possa ser útil.
    Apareça sempre!

  19. Mayara, se a prova é amanhã o que aconselho é que você leia as postagens sobre interpretação aqui e no site Aprenda Fácil. Você encontrará boas dicas não só sobre interpretação como formas de conseguir bons resultados em provas.
    Obrigada pela visita.

  20. ediana lopes da silva

    olá Zilda como vai vc? posso ti dizer que foi uma luz quando ti achei na iternet, estava procurando sobre enterpretação de texto, vou fazer uma prova concurso publico e estava doida sem saber o que fazer muito obrigado agora deu pra entender!!espero que consigo deus e de mim ajudar…..

    1. Fico contente por ter ajudado, espero que consiga um bom resultado em sua prova. Obrigada pela visita e apareça sempre!

  21. Preciso com urgência da interpretação do texto “violência, omissão e insegurança pública: o pão nosso de cada dia” de Julita Lemgruber.
    Espero que alguém possa me ajudar.

    U R G E N T E!

    Obrigada

    1. Infelizmente não posso ajudar, mas vou publicar na esperança de que alguém possa fazê-lo, ok?
      Abraços

  22. Brendha Dellaveckeer

    Muito obrigada era tudo o que eu estav procurando para minha prova final você sabe mesmo como explicar e mais uma vez muito obrigado sz

    1. Fico contente por ter ajudado, apareça sempre!

  23. [...] Interpretação de texto Tags: Escola, interpretação, prova, testes, texto [...]

  24. Legal vc ter a iniciativa de ajudar qm está em dúvida,
    continue assim. Muito obrigada!!!

    1. Quando o professor ajuda os alunos também se ajuda porque seu trabalho fica mais fácil. Como professora eu vejo as dificuldades dos alunos e procuro aqui novas formas de ajudar.
      Obrigada pela visita e apareça sempre!

  25. [...] também: Interpretação de texto Tags: aula, Dinâmica, dinâmicas, Escola, interpretação, Interpretação de textos, sala de [...]

  26. Bom dia!!!
    Tenho uma filha que está cursando a 6ª Série do Ensino Fundamental, e um filho na 3ª série, também do ensino fundamental. Gostaria, se possível, que você me indicasse um site onde eu pudesse encontrar textos com a sua interpretação, já que é a maior dificuldade de meus filhos na escola.
    Tenho procurado, mas, infelizmente, não encontrei.
    Desde já agradeço com um abraço,
    Márcia Regina

    1. Olá
      Procure no blog Aprenda Fácil, lá há sugestão de livros com textos para interpretar com os respectivos links diretos. Espero que isso ajude bastante porque as obras são muito boas.
      Um abraço.

  27. [...] também: Interpretação de texto Tags: download, ensino, Escola, escrita, Interpretação de textos, livro, material didático, [...]

  28. Explicação Maravilhosa! Obrigado.

    1. Que bom que foi útil!
      Um abraço.

  29. paulo henrique arques shibata

    oi
    eu estou na 7º serie e tenho muita mas muita dificuldade en interpretação de texto , vc não me mandaria algum para interpretar?
    des de ja agradeço

  30. Olha eu vou ser franca: eu sou péssima em interpretação de texto e quando li essas dicas ficou muito mais facil….Eu só tenho de agradecer a vc pois hj eu vou ter um teste só de interpretação e essas dicas vão me ajudar muiiito!!!!

    Estou muiiito grata a vc!!!!

  31. Deniscley Ferrreira dos santos.

    Obrigado! essas dicas me ajudaram muito quanto a interpretação de texto.

  32. Olá, gostei muito das suas dicas.Sou professora de apoio(reforço) e gostaria se receber atividades de leitura e escrita para crianças de 1º ao 5° ano.Desde já eu agradeço`´E muito bom saber que existe pessoas como vc.

  33. Não consegui comprar o livro Interpretação de Textos,em 2 x

    1. Olá Neuci
      Há várias formas de pagamento, você também pode parcelar com cartão de crédito.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  34. Parabéns pelas suas dicas foi de grande valia para nos concurseiros de plantão obrigado…
    Tudo de bom bjos!!!

  35. Olá, que bom encontrar suas matérias.Minha filha está na %ª série, e está tndo muia dificuldade com interpretação de textos e redação, eu gosto muito e me saio bem, mas não sei ensinar. Será que voce podria me ajudar? Obrigada.

    1. Patricia, por favor consulte o blog http://questaodeclasse.wordpress.com com dicas para ensinar. Mais dicas nesse blog em breve.

      Zailda Coirano

  36. Boa Noite.

    Gostaria, se possível, que você me indicasse um site onde eu pudesse encontrar textos com a sua interpretação para alunos da 5ª séries ensino fundamental. Agradeço desde já.

    Vilma Rocha

    1. Oi Vilma: Na barra lateral vc. vai encontrar o link para o grupo de Interp. de Textos, solicite para tornar-se membro e todos os meses vai receber dezenas de textos. Zailda Coirano

  37. olá, primeiro eu gostaria de agradecer por esse texto excelente!
    e eu gostaria se saber se tem como você me passar materiais como textos interpretados….
    obrigada

    1. Olá
      Basta acessar o link do grupo e pedir para ser membro.
      Zailda Coirano

  38. isso e uma merda porque voce e burra igual uma porta
    e tirei zero so porque li essa explicaçao

    1. Larissa, se você tirou zero é sinal que a burra não sou eu. Eu NUNCA tirei zero. E se você não entendeu a postagem, está explicado porque tirou zero.

      Além disso acho que você tem que aprender também algumas regras de educação, aliás o blog é sobre EDUCAÇÃO mesmo, acho que é outra matéria em que você tiraria zero.

      Zailda Coirano

  39. Parabéns pelas dicas de interpretação de texto. Esta matéria parece ser fácil, mas é a que mais derruba candidatos em provas de concursos e vestibulares.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 136 outros seguidores

